Foi celebrado em 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, cujo intuito é chamar atenção para importância dos exames de rotina, para prevenir e diagnosticar precocemente a doença. Na data, a equipe de humanização do Centro Clínico Covid-19 Zona Sul realizou a entrega de laços azuis com panfletos para os colaboradores da unidade hospitalar.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, dor óssea, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Pular para o conteúdo