Para celebrar o Dia Nacional das Artes, comemorado anualmente no dia 12 de agosto, o Centro Covid-19 Santana preparou uma manhã diferente para os pacientes da unidade. Eles realizaram uma atividade de arteterapia. Além de comemorar a data, o intuito da ação foi promover o bem-estar integral dos pacientes, usando a criatividade como forma de controle e reconhecimento de emoções, sentimentos e situações cognitivas no contexto hospitalar.

O foco foi promover qualidade de vida, autoconhecimento e melhora da autoestima. Aliada a parte assistencial, a arteterapia humaniza o atendimento e integraliza pacientes e colaboradores, além de alterar a rotina da unidade de saúde e tornar o ambiente mais leve, harmônico e colorido.

De acordo com a psicóloga da unidade, Marlucia Milhomem, a arteterapia é uma atividade recorrente na unidade. “Sempre que possível realizamos a atividade com os pacientes. Ela consegue fazer as pessoas voltarem os seus olhares para a arte, obtendo com isso vários benefícios. Por meio da arteterapia estimulamos a criatividade, potencializamos a confiança. Há também a melhora da concentração, a arte possui um caráter libertador e saudável”, conclui a profissional.

Pular para o conteúdo