Com o intuito de humanizar o atendimento oferecido ao paciente, contribuindo para sua recuperação de forma a minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização, O Centro Covid-19 Santana criou o Projeto Palavras que Alimentam. Iniciativa oferece aos colaboradores e pacientes frases e mensagens de incentivo e conforto.

De acordo com a diretora de humanização, Gisela Cezimbra, as mensagens são anexadas nas refeições dispensadas aos colaboradores e pacientes. A ação é contínua e realizada todas as quartas-feiras. “O projeto busca alcance de 100% das pessoas presentes no dia de realização, inclusive as dietas enterais dos pacientes em uso de sondas. Todos os pacientes, independente do estado de consciência, recebem a mensagem, que é lida pelos colaboradores”, explica.

Gisela ressalta que seja em situações boas ou ruins, fáceis ou difíceis da vida, as palavras proporcionam entendimento, alento, motivação ou confirmação. “Muito do que afirmam os autores de conhecidas citações, todos nós já sabemos. Mas, ao confirmarmos nossas ideias, elas se tornam fachos de luz mais fortes em momentos de penumbra”, afirma a diretora.

Para o nutricionista Maurício Castro, o objetivo do projeto é levar aos colaboradores e pacientes mensagens de gratidão, força e incentivo para o momento vivido, muitas vezes conhecido apenas por ele mesmo. “Nossa intenção é criar e fortalecer o vínculo afetivo, além de pulverizar afeto e cuidado com o outro”, disse.

Pular para o conteúdo