Em alusão ao Outubro Rosa, o centro Covid-19 Santana realizou uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. A atividade foi idealizada pela equipe de enfermagem em parceria com a equipe multiprofissional da unidade de saúde.

O câncer de mama é um dos mais comuns e mais temidos pelas mulheres porque mexem com a autoestima da mulher, sexualidade e imagem corporal. Por isso, a detecção precoce e a identificação dos fatores de risco são fundamentais.

O câncer de mama não atinge somente as mulheres, os homens também podem ter câncer de mama, e devem se “tocar” também. A mama masculina é um órgão pequeno e o câncer de mama em homens é bem mais raro, mas acontece.

A orientação é que seja realizado a auto palpação e observação das mamas sempre que sentir confortável para tal momento, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com cerca de 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres) (IARC, 2020).

Cuidar é um ato de amor, cuide-se, previna-se.

Pular para o conteúdo