No dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março, o Centro Covid-19 Zona Sul, gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), realizou uma palestra sobre o tema. O enfermeiro Rodrigo de Menezes falou com os profissionais sobre a importância e a necessidade de repensar as estratégias de prevenção e controle da doença.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). De acordo com Rodrigo os sintomas são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração, febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado, rouquidão, são alguns dos sintomas.

Rodrigo ressalta que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. “A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível”, disse.

Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente”, conclui.

 

Pular para o conteúdo