O atual Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, completou, na última quinta-feira, dia 24 de junho, três meses de sua inauguração, e do atendimento exclusivo a pacientes acometidos pela Covid-19. Durante esses três meses, o Centro foi palco para 56 altas médicas por melhora clínica. Para celebrar a data, os profissionais em plantão se organizaram e prepararam uma comemoração: o “Arraiá dos ‘Tops’”. Além das comidas típicas, comuns em festas juninas, o “Arraiá dos ‘Tops’” também contou com dança de quadrilha, distribuição de lembrancinhas para a equipe e também houve uma transmissão, na TV da recepção, de vídeos e fotos das altas dos pacientes que estiveram na unidade para tratamento durante esses meses. No momento da festança, não havia nenhum paciente na enfermaria da unidade.

Ana Clara Cavalcante, enfermeira, acredita que a festa só foi possível porque contou com a colaboração de todos os profissionais, que se doaram para estruturar esse momento de diversão na unidade. “O ‘Arraiá dos Tops’ surgiu através da colaboração de todos os profissionais do plantão. Festejar o dia de São João com pessoas maravilhosas, e ainda relembrar as altas médicas, daquelas pessoas que estavam aqui precisando de nosso serviço, não tem preço”. Para ela, o dia foi de festa e agradecimento, deixando a equipe mais unida e disposta ao trabalho.

Atendimento exclusivo para pacientes com a Covid-19

A decisão de transformar a UPA da Zona Sul de Macapá num centro de atendimento exclusivo para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 foi tomada pelo governo do Amapá, após a constatação que a capacidade de lotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiu cerca de 100% durante o momento mais grave da pandemia na região, sendo necessário a abertura de novos leitos para atender a população. Ao se tornar o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, sob a administração da Organização Social de Saúde (OSS), Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), a precedente UPA da Zona Sul Macapá teve um incremento de novos leitos de UTI e enfermaria. Atualmente o Centro conta com 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria, disponíveis para a população amapaense.

Pular para o conteúdo