Vamos rabiscar? ✏️


Os processos artísticos podem ser entendidos como todas as formas de expressão verbal e não verbal, com objetivo de comunicar e despertar sensações nas pessoas. Partindo desse princípio, processos artísticos começaram a ser utilizados como terapia dentro de unidades de saúde, como forma de auxiliar na recuperação do paciente, de maneira respeitosa, eficaz e digna.


Por aqui, no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 Zona Sul os pacientes internados agora praticam novas atividades. Enquanto estão em tratamento, recuperando-se da Covid-19, eles participam de ações de arte terapia diversas, como pintura em tela, caça-palavras, jogo da memoria, etc. Além disso, nas salas de Terapia Intensiva (UTI) foram produzidas pinturas nas paredes para deixar o ambiente mais humanizado e acolhedor.


Para a psicóloga Clisia Ribeiro o processo artístico serve como apoio ao paciente, contribuindo com sua saúde mental. “A arteterapia neste cenário atual é para promover um bem-estar integral das pessoas, usando a criatividade como forma de controle e reconhecimentos emocionais, sentimentos cognitivos no complexo hospitalar. Estimulando a concentração e atenção, beneficiando o funcionamento da memória”. Pontua.


Sem restrição de idade, classe social ou sexo, atividades como a arteterapia podem ser praticadas por todas as pessoas: adultos, crianças e idosos. Nós ficamos surpresos pois, encontramos grandes artistas aqui, na internação! 🧑‍🎨

Pular para o conteúdo