Foi comemorado no dia 7 de abril O Dia Mundial da Saúde, e o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 Zona Sul, gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), trouxe uma palestra sobre questões sérias relacionadas à saúde, com o tema Nosso Planeta, nossa saúde 2022, que visa conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

A palestra foi realizada pela Enfermeira Valdinéia Dias Barbosa, que trouxe a importância de manter a saúde em dia, disse que a saúde é vista de forma abrangente e conceituou as dimensões. Social: que inclui a harmonia na família e nos grupos; Ocupacional: Satisfação pessoal e enriquecimento da vida através do trabalho; Espiritual: É a procura de significado e propósito para sua existência; O “eu” enquanto força e capacidade transformadora da própria vida.

Segundo a Lei n.º 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

No final, foi realizada uma roda de conversa e uma pequena dinâmica com os colaboradores, por conseguinte a entrega de certificado para a palestrante.

Pular para o conteúdo