O Centro de Atendimento Clínico Covid-19 Zona Sul realizou nesta terça-feira, 27, uma palestra para o público interno da unidade sobre o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho. A ação foi idealizada pelo enfermeiro Rodrigo Menezes em parceria com Nicolas André, gerente de qualidade. Eles conscientizaram a acerca dos acidentes de trabalho que podem haver no hospital e o seguimento das diretrizes da norma regulamentadora aplicada no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 Zona Sul.

De acordo com Rodrigo Menezes, para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. “Haja visto que o acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte”, disse.

Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança EPI e EPC, e a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais.

A data visa alertar os colaboradores do hospital para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo, assim, um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores da unidade hospitalar.

Rodrigo ressalta que o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho contribui muito para o desenvolvimento do profissional, mas principalmente para potencializar a segurança do trabalhador na empresa. “Tratar desse assunto é importantíssimo para reduzir o índice de acidentes no ambiente hospitalar, pois se trata de um local insalubre e que requer atenção redobrada”, concluiu. No final, a equipe realizou sorteios de brindes e proporcionou um lanche especial para os participantes.

Pular para o conteúdo