A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e a coordenação de humanização do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) promoveram nesta segunda-feira, 27 de setembro, ações para informar, sensibilizar e fortalecer o Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a doação de órgãos. A equipe da CIHDOTT usou a simbologia da árvore-da-vida para atrair atenção do público interno da unidade, entregou panfletos sobre a campanha e realizou um jogo com mitos e verdade sobre a doação de órgãos.

As ações fazem parte da programação da unidade para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro. Para a coordenadora da CIHDOTT, Valdirene Costa, o mês de setembro é significativo para a equipe. “Durante todo o mês fizemos panfletagem nas recepções da unidade e hoje, em alusão ao Dia Nacional de Doação de órgãos, utilizamos a jabuticabeira, que está cheia de frutos, numa simbologia de vida, por meio do envolvimento na doação de órgãos. Nosso intuito é reforçar a importância da campanha”, explica.

A profissional ressalta que para ser um doador não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação. “Doar órgãos é um ato de amor”, afirma.

Conscientização

Para divulgar a doação de órgãos no Brasil, o dia 27 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O grande objetivo da data é levar informações sobre a doação de órgãos para a população brasileira e conscientizar as pessoas sobre a importância desse ato de amor e solidariedade.

Dizer SIM após a perda de um familiar pode ser doloroso, mas também pode mudar a vida de milhares de pessoas que esperam por um transplante.

Pular para o conteúdo