Médicas, enfermeiras, técnicas em enfermagem, atendentes e agentes administrativas da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá -, receberam homenagens na sexta-feira, 08 de março, pelo Dia Internacional da Mulher. 80% do corpo técnico da Unidade é formado por mulheres.

Cada uma delas recebeu um brinde simbólico em homenagem a data – um creme hidratante para as mãos personalizado com a marca da UPA Zona Sul. A Medial, parceira do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), também presenteou as mulheres com um kit para unhas.

Sarah Bevilacqua Formentin, gerente de enfermagem da UPA, falou da importância da mulher ter consciência da necessidade de lutar por seus direitos. “Já avançamos muitos nesse sentido, mas precisamos conquistar mais espaços e ter o respeito que merecemos”, frisou.

“Nós, mulheres temos capacidade de ter iniciativa e ser independentes. Somos guerreiras. Lutamos por igualdade de direitos e isso não quer dizer que queremos ser melhores que os homens, muito menos de mulheres que jogam pedra em nós. Já tem muita gente para jogar pedra. Precisamos apenas de respeito”, observou Tainá Mescouto, assistente administrativa da UPA Zona Sul.

 

Valorização na prática

Para o diretor da Unidade, Antônio Carlos Ferreira, a presença da mulher no dia-a-dia da Unidade é extremamente importante e um diferencial. Ele disse que, principalmente na saúde, o trabalho da mulher se destaca na assistência ao paciente com dedicação, zelo e assertividade. “Tenho o privilégio em comandar uma equipe onde a maioria é do sexo feminino. Elas precisam ser valorizadas cada dia mais. Eu fico gratificado com a dedicação de cada uma delas. Parabéns a todas as mulheres neste dia especial”, destacou.

Pular para o conteúdo