Prevenir e imunizar os profissionais de saúde. Com esse intuito, aconteceu na última segunda-feira, 23 de setembro, a campanha de vacinação dos colaboradores do Hospital Estadual de Jaraguá Sandino de Amorim (HEJA). Foram disponibilizadas vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, Difteria e Tétano- DT.

Segundo a coordenadora do SESMT, Maria Lucileide Pessoa, o objetivo é vacinar o maior número possível de colaboradores. Para isto, foi montado um esquema especial de vacinação para contemplar todos os plantões. “Foi importante a participação de todos, o combustível do setor são os colaboradores. Sabemos que eles estão em contato direto com os pacientes, portanto, precisam se prevenir”, destacou.

Maria Cristiane Rocha dos Santos, enfermeira supervisora da Unidade, que atualizou o cartão de vacinação, reforçou que este tipo de ação garante prevenção para todos. “O nosso colaborador, estando imune, possibilita não só a sua saúde, mas previne dos vírus que essa vacina abrange”, resumiu.

Alerta para todos

“Nós do HEJA orientamos que também os nossos usuários deem uma olhada no cartão de vacina. Caso não esteja em dia, procure uma unidade de saúde ou um postinho próximo a residência para ver se falta alguma”, alertou Maria Cristiane. A vacina é um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos bacterianos.

De acordo com o coordenador de humanização do HEJA, Marco Bravo, este tipo de campanha é de suma importância na prevenção de doenças infectocontagiosas. “Para nós, que trabalhamos em ambiente hospitalares, precisamos nos conscientizar e trabalhar com a prevenção. Enquanto colaborador sinto segurança em deixar meu cartão em dia, com isso estou cuidando de mim e do próximo”, afirma Marco Bravo.

Pular para o conteúdo