A primeira Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), tomou posse na manhã de sexta-feira (26), no auditório da Unidade. Com um período de atividade de três anos, a comissão deve ser composta por profissionais de enfermagem, auxiliares, técnicos ou enfermeiros. Os membros são selecionados por meio de votação, através de um edital encaminhado para o Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Os novos membros eleitos foram as enfermeiras Sara Lopes Ferreira, Heliana Alves dos Santos, Taciane Aguida Gonçalves e os enfermeiros Leandro Moreira Carvalho e Bruno dos Santos Dias. Bruno também será o presidente do grupo. A Comissão atuará no triêno de 2019 a 2021.

Proteção à equipe

Segundo Maria Cordeiro de Souza, Conselheira Suplente da Gestão do Conselho Regional de Enfermagem do período de 2018/2020, os profissionais deverão “verificar quais as condições de assistência de enfermagem que estão sendo prestadas aos pacientes da Unidade”. De acordo com a resolução COFENS 5903, de 2017, as Comissões de Ética de Enfermagem nas unidades hospitalares, tem como principal atividade, educação, orientação e consulta em relação às atribuições dos profissionais de enfermagem.

“Uma comissão de ética garante maior qualidade de assistência de enfermagem prestada ao paciente; além de uma maior proteção aos profissionais de enfermagem que trabalham nestas instituições”, reforçou Maria Cordeiro.

Na solenidade, a conselheira parabenizou os integrantes da Comissão e destacou a importância do trabalho educativo a ser realizado junto aos demais profissionais de enfermagem do HEJA. “As Comissões devem acolher e orientar os profissionais, de forma a evitar que as infrações éticas ocorram”, resumiu.

Trabalho em equipe

Para Bruno Santos Dias, enfermeiro do HEJA e eleito presidente da Comissão de Ética, o objetivo é trabalhar junto com a equipe de enfermagem. “Garantir a segurança da equipe, onde trabalharemos juntos para fazer valer o Código de Ética; garantindo que o nosso trabalho seja desenvolvido com segurança e em prol da qualidade da enfermagem”, afirmou.

Bruno aproveitou a oportunidade para agradecer e ressaltar o trabalho da coordenadora de enfermagem da Unidade, Eliete Martins de Azevedo Godoi. “Somos gratos a Eliete. Ela é a responsável por fazer isso tudo acontecer, em fortalecer o sonho pessoal e da Unidade”, finalizou.

Pular para o conteúdo