O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena, possui uma equipe que há 8 anos atua para promover o bem-estar da comunidade hospitalar: A Pastoral da Saúde. A iniciativa é composta por colaboradores do Hospital e representantes de mais de 36 igrejas cadastradas, o que totaliza mais de 400 pessoas.

“O principal objetivo é levar amparo espiritual para pacientes, acompanhantes e colaboradores”, explicou Vanei Moraes, um dos atuais coordenadores da equipe. “É muito gratificante fazer parte da Pastoral, pois as pessoas estão aqui num momento frágil e encontram em nós um apoio. É um trabalho de amor ao próximo”, comentou Noemia Faria, auxiliar de serviços gerais e membro da Pastoral.

“Eu vejo a Pastoral como uma coluna para o HURSO. Um braço forte, mas também uma mão amiga. Cuidamos como gostaríamos de ser cuidados, amamos como gostaríamos de ser amados”, disse Rosária Cristina, membro da Pastoral.

Sobre a Pastoral da Saúde

“Nos reunimos todos os dias às 07h30 para um momento de meditação. Aos sábados tem o momento de oração e louvor, onde um membro de uma igreja cadastrada traz uma palavra para pacientes, acompanhantes e colaboradores”, contou Vanei.

A equipe também é responsável por captar doações de itens de higiene e roupas para pacientes e acompanhantes. E ainda promove a programação especial de Natal; realiza cultos, cantatas e missas; coordena a sala de visita das igrejas à Unidade;

“Fico muito feliz em participar da Pastoral da Saúde deste Hospital que é uma benção pra nossa região. Estar aqui dentro trazendo uma mensagem de Deus às pessoas, creio que faz uma diferença enorme na vida delas”, declarou o pastor Daniel Ferreira.

Observação: É importante dizer que as fotos que acompanham esta matéria são de ações promovidas pela Pastoral antes da pandemia e da recomendação do Ministério da Saúde de afastamento social.

Pular para o conteúdo