Com apenas 1 mês e 18 dias de vida, o pequeno Emanuel Soares Borges já tem história de superação para contar. Ele foi curado da covid-19 e recebeu alta ontem, terça-feira, dia 13 de abril, do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). Na saída, o bebê e sua família foram aplaudidos pela equipe de saúde do local.

A mãe de Emanuel, Eliane Soares, de 25 anos, conta que, com 18 dias de vida, o bebê teve febre. “No dia 15 de março, ele apresentou febre e o levei para o hospital. O médico disse que ele estava com quadro de bronquiolite. Ele passou por exames e estava tudo certo. No dia 17 de fevereiro, o Emanuel teve a primeira consulta com o pediatra e ainda estava com sintomas de gripe. No dia 26, ele piorou e fomos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá ele foi encaminhado para o HMAP”, disse.

A médica Luana Kratka, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do hospital, revela que Emanuel chegou à unidade no dia 28 de março com quadro de congestação nasal, recusa de mamada e desconforto respiratório incialmente leve. “Ele foi admitido pela equipe da enfermaria, mas em menos de 12 horas teve uma evolução para insuficiência respiratória grave e foi levado para a UTI”, explica a pediatra.

A médica ressalta que o bebê precisou ser intubado. “Quando ele chegou à UTI, precisamos intubar de imediato. Foi realizado um exame de metodologia RT-PCR e foi constatada a covid-19. O Emanuel evoluiu de forma favorável e foi extubado após 11 dias. Ele ficou sobre os cuidados da UTI por quase duas semanas e recebeu alta para a enfermaria clinicamente bem, alimentando em seio materno, com exames laboratoriais melhores, e sem sequelas”, afirma.

“Foi um caso bastante gratificante. Gostaria de parabenizar tanto a equipe médica assistencial quanto a multidisciplinar. Emanuel foi o paciente mais novo que admitimos com Covid-19 e conseguimos essa grande vitória. O sentimento é de muita gratidão, felicidade e agradecimento a todos os participantes dessa vitória”, relata a médica.

A mãe de Emanuel também agradeceu pelo atendimento recebido na unidade. “A Dra. Luana e a equipe agiram antes do pior acontecer. Agradeço a Deus por ter aberto essa porta e nos ter colocado no HMAP. A gente se sentiu amado, eles souberam agir com amor e carinho. Agradeço pelo meu filho ter sido tratado por pessoas que têm o dom da medicina e do amor. Gratidão ao Senhor, hoje estou feliz levando meu milagre para casa”, declara Eliane.

Pular para o conteúdo