As crianças internadas no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), unidade gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), receberam na manhã desta sexta-feira, 25, uma dose  extra de alegria.  Ao som de marchinhas de carnaval, com fantasias e máscaras, os pequenos participaram de uma baile organizado pela equipe multiprofissional da unidade de saúde.

Para a coordenadora da UTI pediátrica do HMAP, Fernanda Martins, a intenção foi proporcionar um dia diferente às crianças, repleto de alegria, música e diversão. “Tiramos vários sorrisos dos  nossos pacientes e seus acompanhantes, que puderam esquecer que estavam em um hospital. Isso nos traz sentimento de gratidão ao serviço prestado pela enfermagem com o apoio da equipe multidisciplinar’, afirmou.

A animação durou cerca de uma hora e aconteceu no hall do lactário do HMAP. Famílias e acompanhantes das crianças aprovaram a iniciativa, levando em conta a descontração promovida pela unidade de saúde. Maria Antónia, mãe da paciente Ana Caroline, de 4 anos, que está internada na enfermaria para tratamento de uma pneumonia, participou do baile de carnaval com a filha e disse que estava feliz e surpresa, pois não sabia que era possível ter festa em um ambiente hospitalar. “A festinha foi muito especial, alegrou minha filha. Foi gratificante participar, esse momento foi só felicidade”, comentou a mãe.

A coordenadora de humanização do HMAP, Núbia Rodrigues, destaca a importância de realizar ações que tornam a assistência mais humanizada, pois amenizam o sofrimento das crianças  internadas, principalmente por longos períodos.. “Quando estreitamos a relação com nossas crianças, elas passam a confiar mais na equipe e o tratamento fica menos doloroso. O paciente precisa se sentir bem e, além disso, a alegria e o bom humor podem contribuir com o tratamento”, conclui.

 

Pular para o conteúdo