A equipe Multidisciplinar do Hospital Estadual de Jaraguá Sandino de Amorim (HEJA), promoveu recentemente uma campanha de prevenção ao suicídio. No dia 10/9, dia mundial de prevenção do suicídio, uma palestra foi realizada para os pacientes que aguardavam atendimento a fim de mobilizar a reflexão. A equipe é composta por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social.

A palestra foi com a psicóloga do HEJA, Maria Vanessa Martins da Silva. “Procurei abordar a importância de conhecer os sinais do suicídio, de quando a pessoa avisa com sinais que podemos perceber. Os mitos e as verdades, de como reconhecer uma pessoa suicida e como ajudar. Conseguimos atingir um grande número de pessoas e acaba que um ou outro vem nos procurar” afirma a psicóloga. Ela também reforçou a entrega das fitas amarelas, confeccionadas por todos os colaboradores e usadas no dia, como uma forma de sensibilizar sobre o assunto, juntamente com um cartão informativo.

A fisioterapeuta Erika Vieira além da intervenção no dia da palestra, procura fazer ações duas vezes por semana. Alongamentos com os pacientes são comuns, especialmente com aqueles que estão à espera do médico na recepção. “Apresentei exercícios rápidos de alongamento para distrair um pouco. Tem dia que é cansativo, com bastante paciente. Uma ginástica laboral abrange a região completa: começa no pescoço, ombro e depois braços e pernas. Tanto exercícios em pé, quanto exercícios sentados são ótimos”, pontua a fisioterapeuta.

Pular para o conteúdo