Uma equipe de enfermeiros do Hospital do Coração (HCor) do Estado de São Paulo visitou recentemente a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Sul de Macapá). Eles elogiaram bastante a estrutura da Unidade que é administrada de forma compartilhada entre o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e o governo do Amapá.
Os enfermeiros do HCor foram à UPA para implementar o projeto de Telemedicina. É uma plataforma orientadora do ponto de vista técnico para que profissionais de saúde possam fazer consultas sobre diversos tipos de procedimentos médicos. A Unidade foi selecionada para fazer parte do projeto oferecido pelo HCor, especialmente nesse período delicado causado pela pandemia do novo Coronavírus.
Telemedicina HCor e UPA
O projeto de Telemedicina do HCor é um canal de atendimento, via telefone, para profissionais da saúde tirarem dúvidas a respeito do novo Coronavírus. O objetivo é apoiar os profissionais no enfrentamento do COVID-19.
Para fazer frente a pandemia, foram criados três novos produtos dentro do projeto da Telemedicina. São eles: Teleinterconsulta, Teleorientçao e Tele UTI. O Teleinterconsulta é voltado para médicos, funciona 24 horas e possibilita que o profissional de plantão tire todas as dúvidas, atendendo as necessidades de médicos de todo o Brasil sobre procedimentos, direcionamento clínico de paciente e outros.
O Teleorientação funciona das 7h às 22h, com um enfermeiro ficando à disposição para dar orientações sobre procedimentos a todo profissional de saúde. Já Tele UTI funciona das 7h às 19h para dar suporte em visitas médicas virtuais aos pacientes internados. Além de tirar dúvidas sobre procedimentos de intubação, necessidade de colocação em ventilação mecânica e quais são os parâmetros e ajustes para que esses pacientes sejam manuseados.
São protocolos de tratamento de pacientes com Coronavírus. O projeto de Telemedicina permite a discussão de casos em tempo real com médicos de outros hospitais e agilização de procedimentos. Os profissionais analisam os casos mais complexos sugerindo e fornecendo alternativas de forma rápida e eficiente.
O HCor disponibilizou o telefone 0800-166 12 91 para o serviço de Telemedicina. Disque 2 para paciente, 3 para médico e 4 para enfermeiro ou outro profissional de saúde.
Internação UPA
Rubens Marinho, enfermeiro do HCor, disse que todos esses projetos foram desenvolvidos para auxiliar hospitais em todo o Brasil durante a pandemia da COVID – 19. Segundo ele, com o avanço da doença e a consequente falta de leitos nos hospitais, as UPAs, por questão de necessidade, acabaram também servindo de locais de internação de pacientes infectados pelo o novo Coronavírus.
“Devido a falta de leitos nos hospitais, houve a necessidade de criar uma grade de suporte para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde dessas unidades para que façam consultas sobre procedimentos de como conduzir esses pacientes. Fizemos um teste aqui, na UPA Zona Sul, com a Tele UTI e foi um sucesso”, observou Rubens.
A diretora da Unidade, Nara Mundim, avaliou a implantação do projeto de Telemedicina como muito importante para a UPA Zona Sul de Macapá. “Receber elogios de profissionais de uma instituição tão conceituada como o HCor nos deixa muito felizes. Isso mostra que estamos no caminho certo. Eles saíram daqui com ótima impressão. Isso só reafirma nosso compromisso de prestar um atendimento de excelência e humanizado à população”, concluiu.