Expandindo o foco em acolhimento, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), através das equipes de Psiquiatria, Humanização e Educação Continuada, estão dando continuidade ao Projeto HEELJ Mais Perto de Você. Desta vez, a ação visitou o Lar Aldeia da Paz levando consultas e orientações pertinentes à saúde mental dos idosos.

Segundo a Diretora de Humanização do HEELJ, Gisela Jayme, atender lugares como o Abrigo, é para um melhor acolhimento a saúde dos idosos e com os cuidados do processo de envelhecimento. “Em visita ao Lar Aldeia da Paz, me deparei com a necessidade de uma visita médica para acompanhamento das internas. As cuidadoras me relataram que algumas necessitavam de cuidados psiquiátricos e em conversa com Dr. Jairo, ele se prontificou a atendê-las. Nessa ocasião, realizamos mais de cinco atendimentos. Nossa satisfação foi imensa em poder ajudá-las”, declarou Gisela. 

Para o supervisor de Educação Continuada, José Igor Ferreira, a proposta é acolher e amparar às pessoas. “Como educador, fiz orientações sobre alguns cuidados relacionados à saúde mental, pois é uma necessidade local. Auxiliei as cuidadoras da instituição e ajudei a aprimorar e incrementar os conhecimentos já existentes. Existem diferentes formas de abordar um paciente em crise, onde a principal queixa é a violência que eles podem causar. Quando bem preparadas e com conhecimento suficiente, as cuidadoras se sentem mais confiantes, principalmente em situações de vulnerabilidade, relatou José.

Segundo o psiquiatra do HEELJ, Jairo Belém, foram atendidas, nesse primeiro momento, cinco internas e a ideia é realizar visitas periódicas a fim de minimizar a carência local. “A cada consulta realizada aqui, me sinto com o dever cumprido. Mas não podemos parar. Temos que realizar essa assistência periódica. Essas mulheres são nossas famílias e muitas delas fizeram parte da nossa história, da história de Pirenópolis. É nosso dever como promotores da saúde, cuidar e prestar esse auxílio a elas”, ressalta Dr. Jairo Belém.

HEELJ Mais Perto de Você é um projeto que promove atendimento e orientações psíquicas e uma atenção especial da humanização no sentido de dar atenção e carinho para a população pirenopolina.

Pular para o conteúdo