Aconteceu na última semana do mês de março, do dia 25 ao 29, a “Semana da Saúde, bem-estar e cuidados com a vida”, na área externa do Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA). No evento, foram realizados exames e testes rápidos de Glicemia, HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Hipertensão e HGT.

Segundo a biomédica Rosangela Cristina os testes rápidos são práticos e de fácil execução com a coleta de apenas uma gota de sangue. “Realizamos uma avaliação com os pacientes e, a depender do resultado e dos fatores de predisposição para diabetes, orientamos a pessoa para o atendimento médico”, explicou.

 


Diagnóstico precoce

O objetivo da ação era o de conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce, como explica o médico responsável, Dr. Thiago Campos. “Tivemos apoio da Equipe Multidisciplinar, junto a equipe de médicos, para oferecer as devidas orientações sobre os fatores de risco. Casos que tiveram alterações imediatamente foram encaminhados para o ambulatório”, afirmou.

Para a assistente social da Unidade, Fabiana Alves Mendes Barbosa, os testes rápidos atenderam, principalmente, aos pacientes em situação de pré-diabetes. “A pré-diabetes antecede a doença em si e é importante reconhecê-la para evitarmos a progressão da doença. É preciso ficar muito atento! Metade das pessoas que têm pré-diabetes não sabe disso, pois nessa fase da doença, geralmente, não há sintomas”, esclareceu.

Esse é exatamente o caso da costureira Eliana Cardoso dos Santos Oliveira. Ao levar o filho para atendimento no pediatra do HEJA, aproveitou a tenda da saúde para realizar o teste rápido de glicemia e teve uma surpresa. “Não sabia que eu tinha pré-diabetes. Alertaram sobre a importância de uma alimentação adequada e a prática regular de atividade física. Agora fiquei mais em alerta”, pontuou.

Pular para o conteúdo