Os Centros de Atendimento à COVID II e III receberam nesta quarta-feira, 27, os equipamentos e insumos para a realização de hemodiálise. Esse procedimento é necessário em pacientes com insuficiência renal e que foram acometidos pelo Coronavírus.

Os insumos e as máquinas para filtragem de sangue já estão instaladas. Eles irão garantir mais segurança aos pacientes, sem que haja necessidade de se locomoverem para uma das clínicas de nefrologia do Estado.

O Centro COVID II fica localizado na Zona Norte de Macapá. Já o Centro COVID III funciona em frente ao hospital de Santana, no bairro Remédios I.

De acordo com a diretora multiprofissional do COVID III, enfermeira Lorena Mota, as máquinas atendem as necessidades das unidades. E, além disso, poderão tratar de cinco a seis pacientes por dia, conforme prescrição médica.

“São máquinas de última geração que tem funcionamento facilitado e já iniciaram a operação. Será possível prestar atenção diferenciada, quando for necessária essa intervenção”, comentou.

A hemodiálise é um processo que pode ser necessário no tratamento da COVID-19, ajudando na filtragem do sangue quando há comprometimento dos rins, retirando as toxinas do sangue durante um tempo prescrito pelo profissional médico específico.

Um nefrologista esteve na unidade na noite de terça-feira, 26, e avaliou os pacientes que tiveram alguma complicação renal e prescreveu o tratamento adequado.

“Considerando que o tempo médio de sessão de hemodiálise é de três a quatro horas por pessoa, será possível atender de cinco a seis pacientes por dia, de forma que essa máquina e os insumos serão suficientes para suprir a necessidade dos centros”, finalizou.

Essa matéria foi originalmente publicada no Portal Diário do Amapá.

Pular para o conteúdo