No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. Para celebrar a data, a diretora multi-assistencial do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), Mara Helena Jardim, em parceria com a coordenação de nutrição, preparou uma manhã diferente para esses profissionais que trabalham diariamente com a promoção da saúde.

A comemoração teve início com um café da manhã especial para os colaboradores da unidade. Depois, no auditório do hospital, foram ministradas palestras sobre a importância da nutrição hospitalar e a suplementação via oral. A equipe sorteou brindes e distribuiu folders com informações nutricionais para pacientes e acompanhantes. Para finalizar, foi servido um lanche da tarde. 

De acordo com a coordenadora de nutrição do HMAP, Amanda Oliveira, as atividades aconteceram para aproximar e disseminar conhecimento a todos os profissionais da unidade. “O dia de hoje foi pensado para chamar a atenção de todos os nutricionistas e ao papel deles na unidade”, disse.

Amanda ressalta que o nutricionista hospitalar é o profissional que garante que o paciente seja nutrido, mesmo quando ele é incapaz por alguma condição clínica. “Através de sondas e acessos conseguimos levar a nutrição aos que necessitam e não conseguem se alimentar por via oral, ou não ingerem o suficiente. Nós calculamos e adaptamos as dietas às necessidades de cada paciente de modo individualizado. Cuidamos para que durante a internação o paciente não entre em desnutrição, mas sim, mantenha ou recupere seu estado nutricional. Estamos aqui pela nutrição, pelo paciente e principalmente pela vida.”, explicou.

Os nutricionistas do HMAP aprovaram a ação. “Para nós é um reconhecimento importante, além da oportunidade de mostrar como realizamos nosso trabalho e como podemos atuar junto ao paciente em conjunto com os outros profissionais”, relatou Camila Silva da Abadia.

Pular para o conteúdo