As coordenações de fonoaudiologia do Hospital Municipal de Aparecida – Iris Rezende Machado (HMAP), gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), e da CSMED realizaram nesta segunda-feira, 21, uma atividade de conscientização sobre a disfagia. O intuito foi orientar e tirar dúvidas da equipe quanto ao diagnóstico, avaliação e tratamento dos pacientes internados na unidade.

A disfagia é um distúrbio da deglutição que causa dificuldade e desconforto na hora de engolir alimentos. O fonoaudiólogo faz parte de equipes multidisciplinares que acompanham esses casos. É papel dele orientar o paciente no sentido de prevenir a disfagia, informar sobre os riscos e reduzir o tempo de internação.

De acordo com a coordenadora da fonoaudiologia do HMAP, Pricilla Santoro Ribas, a atividade é importante pois orienta outros profissionais para auxiliar a equipe de fonoaudiologia no rápido diagnóstico e intervenção, prevenindo outras doenças. “O tratamento deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médico, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta respiratório e fonoaudiólogo. O Fonoaudiólogo, dentro da equipe citada, é o profissional habilitado para diagnosticar, classificar e realizar a intervenção terapêutica e reabilitação nos casos de disfagia”, explicou.

A gestora ressalta que a alimentação é muito mais do que o ato de se nutrir, é também uma oportunidade de socialização e de partilha de momentos agradáveis. “As alterações de deglutição afetam não somente o paciente, mas toda a família. Por isso não esqueça, na presença dos sinais e sintomas de disfagia procure um profissional ou equipe habilitada”, conclui.

O Dia Nacional de Atenção à Disfagia foi instituído pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia após a publicação pelo Conselho Federal da resolução CFFA nº383, de 20 de março de 2010. A data foi criada com objetivo de auxiliar a população a reconhecer os sintomas, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de doença.

Pular para o conteúdo