Indicada para pacientes graves, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são uns dos espaços mais complexos de um hospital. Para humanizar o atendimento e diminuir os efeitos negativos da internação, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) criou o projeto “Momento Soninho”. Luzes apagadas, ambiente tranquilo, sem nenhum ruído ou interferência externa. Profissionais dedicam uma hora por dia para estimular o pleno descanso dos pacientes.

O projeto foi desenvolvido pela enfermeira Amanda Jorge em parceria com a psicóloga Ana Paula Rissati. Durante o “Momento Soninho”, os colaboradores dão uma pausa no trabalho. “O intuito é ajudar a construir um ambiente menos estressante para os pacientes. No período de internação, eles ficam expostos ao barulho dos monitores cardíacos, bombas de infusão e respiradores. Nosso objetivo é diminuir a ansiedade dos nossos pacientes”, explica Ana Paula.

Amanda Jorge ressalta que o projeto é importante para os pacientes, colaboradores e conscientiza o silêncio como parte do processo terapêutico. “O ‘Momento Soninho’ é uma pausa no barulho, as luzes são apagadas, as vozes são diminuídas. Tentamos fazer o máximo de silêncio possível para auxiliar. Os pacientes ficam mais calmos, diminui o índice de delírio. Há uma troca mútua de assistência, que resulta na qualidade e excelência do nosso atendimento. Nosso próximo passo é colocar música ambiente”, afirma a enfermeira.

Pular para o conteúdo