O Hospital Municipal de Aparecida – HMAP, gerida pelo IBGH, recebeu doação de 10 capacetes Elmo da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, e dois já estão em uso, com excelente resposta de pacientes.

Os pacientes com Covid-19 internados no HMAP têm mais uma opção de terapia disponível. A unidade de saúde do município, gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), recebeu a doação de dez capacetes Elmo, vindos do FIEG, equipamento de respiração não invasivo que pode ser utilizado em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Dois pacientes com Covid-19 internados na enfermaria no HMAP já estão fazendo uso do Elmo, com excelente resposta. O capacete tem diversas vantagens, entre elas a oferta de oxigênio em maior concentração – fundamental na recuperação das pneumonias provocadas pela doença – e a redução da dispersão de aerossóis com carga viral pelos pacientes, o que diminui a contaminação das equipes assistenciais.

O Elmo deve ser utilizado na fase inicial dos sintomas de dispneia, pelo maior tempo possível, e em geral é retirado somente para que o paciente possa dormir. Além disso, permite a dieta oral líquida, a interação com a equipe assistencial e a comunicação com a família por meio do telefone celular.

Pular para o conteúdo