Na manhã do primeiro domingo de novembro, dia 7, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou mais uma captação de órgãos para transplante. Desta vez, foi captado o rim esquerdo do doador, um homem de 65 anos, que evoluiu para morte encefálica em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Para realizar a captação, o hospital contou com o empenho e a dedicação de uma equipe formada por vários profissionais. A retirada do rim foi realizada por dois cirurgiões captadores de Goiás. O trabalho foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HMAP, que atua em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos do pela Organização de Procura de Órgãos (OPO-HUGO).

Segundo o coordenador de enfermagem do centro cirúrgico do HMAP e membro da CIHDOTT, Guilherme Rodrigues dos Santos, a atuação rápida dos profissionais é fundamental, “porém mais importante é a família aceitar a realização da doação, que irá beneficiar pessoas que aguardam por um transplante de órgão, oportunizando maior qualidade de vida para essas pessoas”, explica.

O profissional afirma que é necessário sensibilizar a população sobre a importância de manifestar a vontade de ser doador de órgãos. “Este trabalho é fruto do comprometimento de todas as equipes envolvidas no processo doação-captação. Agradecemos o “sim” da família do doador, que trouxe de volta a esperança de uma vida melhor para um paciente que aguardava na fila por um órgão”, conclui.

Seja Doador

Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação, pois para que o procedimento seja realizado, é necessário autorização familiar. É preciso ter entre 2 e 80 anos e não pode apresentar doença comprometedora do órgão ou tecido. Informe a sua família sobre o desejo de doar.

Pular para o conteúdo