O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou de 8 a 12 de novembro a III SIPAT. A programação reuniu os colaboradores da unidade de saúde em palestras sobre segurança e qualidade de vida, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), saúde do homem e atenção plena à mente e corpo. Além disso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizou ações de conscientização sobre acidentes de trajeto e ginástica laboral.

Na palestra de abertura foi abordado, pela engenheira de segurança do trabalho, Mônica Vidal Maciel, o tema: Acidentes de trabalho. A palestrante explicou as definições, como e, porque eles acontecem, quais os danos causados, tanto para unidade quanto ao colaborador. Ainda foi alertado sobre cuidados e prevenções que devem acontecer para evitar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Neste ano, o evento abordou a saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul. O urologista Júlio Resplandes abordou sobre a realização do exame de toque retal, os tipos de tumor, além de sintomas, opções de tratamento para o câncer de próstata. Foi realizada também uma palestra sobre as ISTs, ministrada pela Coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Daniele de Oliveira Prates. A atividade falou sobre informações atualizadas das infecções, além disso, formas de contágio, prevenção e tratamentos.

A semana foi encerrada com a palestra ‘atenção plena à mente e corpo’, conduzida pela mestra em ecologia e instrutora de yoga e meditação, Verônica Bernardino. A profissional tratou sobre ferramentas utilizadas para proporcionar atenção, foco e concentração.

“A técnica, além de aumentar a concentração e a eficiência do colaborador, evitando e prevenindo acidentes no ambiente de trabalho, estimula a empatia e melhora os relacionamentos, pois torna as pessoas mais receptivas e menos reativas”, explicou.

A SIPAT é um evento anual e pretende orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho.

Pular para o conteúdo