O Hospital Municipal de Aparecida – Íris Rezende Machado (HMAP), unidade gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), inicia nesta quarta-feira, 30, o primeiro mutirão de cirurgias eletivas da unidade de saúde, a fim de retomar o fluxo contínuo dos procedimentos, parcialmente suspensos em razão da Covid-19. A meta da gestão da unidade é operar 100 pacientes nesta semana, com uma média de 33 cirurgias por dia até sexta-feira, 1.

O diretor médico do HMAP, Jair Rodrigues, explica que o mutirão é realizado pelas equipes de cirurgia geral, cirurgia pediátrica e obstetrícia e que essas especialidades são as maiores demandas da unidade. De acordo com o médico, o HMAP está usando oito das dez salas do centro cirúrgico e cerca de 100 profissionais estão envolvidos na ação. “Essa força-tarefa demonstra que a unidade está voltando a ser um hospital de porte cirúrgico. Vamos conseguir atender uma demanda reprimida por causa da pandemia”, afirma.

O gestor ressalta que o HMAP programa retornar efetivamente com as cirurgias eletivas e realizar mais mutirões. “A forma como a prefeitura de Aparecida conduziu a covid-19 permitiu que hoje a unidade retornasse com as cirurgias. O Hospital tem uma grande capacidade de atender o município de Aparecida e a meta é promover com frequência essas ações. O mutirão de é um presente para Aparecida, que comemora 100 anos”, destaca.

Segundo Jair Rodrigues, a direção do HMAP tem orgulho de proporcionar esse mutirão no centenário da cidade. “Os aparecidenses têm muitos motivos para celebrar. Eu fiz faculdade aqui e conheço toda estrutura da saúde do município. Fico emocionado em participar desse grande marco para o HMAP e para a população”, ressalta o médico.

Moradora de Aparecida de Goiânia, Leila Paula Souza, de 42 anos, foi a primeira beneficiada com o mutirão do HMAP. Ela passou por uma histerectomia e contou que ficou surpresa ao saber da cirurgia. “Foi um ano de espera e agonia, mas fiquei muito feliz em saber que acabou. Estou grata por ter realizado o procedimento, com certeza, agora vou ter uma melhor qualidade de vida”, conclui.

 

Pular para o conteúdo