O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) promoveu na tarde da última quinta-feira, 18, uma palestra sobre Cuidados Paliativos para a equipe multi-assistencial da unidade, ministrada pela médica Amanda Travaglia Vitoy, coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO). A ação reforçou a importância da assistência voltada à qualidade de vida de pacientes que necessitam de cuidados prolongados.

Em sua apresentação, Amanda explicou sobre os conceitos e princípios dos Cuidados Paliativos. “É uma área que aborda pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade de vida, com intuito de proporcionar qualidade de vida para esses pacientes. É uma abordagem interdisciplinar, por isso é importante disseminar o conhecimento para todos os profissionais de saúde e dar uma visão básica de Cuidados Paliativos” afirma a médica.

De acordo com a coordenadora psicossocial do HMAP, Josenilda de Castro e Carmo, os cuidados paliativos abrangem uma série de ações para tornar o fim da vida de uma pessoa mais confortável e tranquila, como alívio da dor e atendimento de desejos. “É um plano de cuidados que integra intervenções físicas, sociais, emocionais e espirituais para que a pessoa viva melhor tanto quanto possível”, disse.

A coordenadora explica que atualmente o HMAP tem uma demanda maior de pacientes com indicação de Cuidados Paliativos. “As equipes precisam ser melhor orientadas para atuar de forma qualificada e prestar a melhor assistência aos pacientes e familiares, oferecendo conforto e dignidade no âmbito biopsiquicosocioespiritual”, ressalta.

Josenilda ressalta que a família é protagonista de todo o processo, sendo acompanhada também pela equipe multi-assistencial. Os cuidados paliativos são fundamentais para que a família, como um todo, seja cuidada nesse momento tão importante e delicado. Estende o olhar sobre a família e o cuidador durante o tratamento e até mesmo no período depois da morte, no período de luto”, concluiu.

Pular para o conteúdo