O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou na tarde de ontem, terça-feira, 31 de agosto, um treinamento com os enfermeiros e coordenadores assistenciais da unidade sobre precauções e isolamento. A ação foi organizada pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e teve como palestrante a enfermeira Cíntia Queiroz, coordenadora do departamento.

O treinamento reforça com toda a equipe a necessidade de seguir rigorosamente as medidas de precauções e isolamento para evitar ou diminuir a transmissão direta, ou indireta de doenças infectocontagiosas, ou microrganismos de importância epidemiológica entre pacientes, profissionais de saúde e visitantes.

De acordo com Cíntia Queiroz, as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são consideradas Eventos Adversos (EA) e geram grande impacto, tanto na vida dos pacientes quanto para as instituições de saúde. Para a prevenção das IRAS faz-se necessário à disposição e comprometimento de todos os profissionais.

“As infecções podem ser transmitidas por contato direto e indireto ou por transmissão respiratória: gotículas e aerossóis. Para redução do risco dessa transmissão é necessário a adoção das precauções: padrão e específicas”, explicou.

A coordenadora ressalta que o intuito do treinamento é atualizar os profissionais quanto ao sistema de precauções e isolamentos na prevenção da transmissão de microrganismos. “Instruir em quais momentos utilizar cada precaução, agregando com as outras medidas de prevenção de IRAS como: higiene de mãos, uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI) e a limpeza, e desinfecção das superfícies”, concluiu Cíntia.

Pular para o conteúdo