Com o intuito de promover a disseminação da cultura de segurança do paciente na instituição, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou na tarde da última quinta-feira, 26 de agosto, treinamentos sobre os protocolos de identificação do paciente e de prevenção de quedas para a equipe assistencial. A ação foi organizada pela equipe da qualidade: a farmacêutica Marianna Almeida Ferreira, coordenadora da qualidade da unidade de saúde, e a enfermeira Valdirene José da Costa.

De acordo com Marianna, os treinamentos buscam ampliar e refletir em cada profissional a importância dos protocolos necessários para um atendimento seguro e de excelência aos pacientes atendidos no HMAP. “O protocolo tem o intuito padronizar a identificação do paciente na Instituição, de modo a reduzir a ocorrência de incidentes/eventos adversos relacionados à assistência à saúde. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina”, explicou.

Sobre o protocolo de prevenção de quedas, a coordenadora ressaltou que a queda de pacientes no ambiente hospitalar está entre os principais e mais difíceis eventos a serem evitados. Por isso, a prevenção de queda tem sido enfatizada na unidade como um indicador importante de segurança do paciente. “Nosso objetivo é reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais”, concluiu.

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