O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) está recebendo, em todo o mês de outubro, uma série de visitas técnicas feitas pelos colaboradores do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) que faz a gestão da Unidade Hospitalar. As visitas ocorrem a partir do projeto “IBGH Itinerante”, desenvolvido pelo setor de Gente e Gestão do Instituto, que pretende apresentar aos colaboradores da OS as dependências do hospital e como o trabalho de cada profissional reflete na “ponta”, ou seja, em cada setor da Unidade e, por consequência, no cuidado humanizado ao paciente.

As visitas estão ocorrendo sempre com a presença dos diretores administrativos do Hospital, Renato Neto e Mara Helena, da gerente operacional, Thaís Cristina e da gerente de Gente e Gestão, Nayara Rachid. Estes profissionais são os responsáveis por apresentar aos colaboradores do IBGH como funcionam os processos internos e do HMAP. Também participaram do projeto o superintendente e o diretor administrativo do IBGH e também o diretor-geral do HMAP. Grande parte dos colaboradores do instituto também já aderiram ao projeto e participaram da visita direcionada.

Para o setor de Gente e Gestão, o projeto IBGH Itinerante tem como principal objetivo a sensibilização dos profissionais, tanto da Organização Social, quanto da Unidade Hospitalar. “O projeto tem grande relevância, pois visa a sensibilização dos colaboradores, tanto da sede, quanto do hospital. A partir de uma visita direcionada para conhecimento da unidade, suas atividades técnicas e assistenciais, trabalho humanizado praticado e outras ações, todos os envolvidos entendam a importância de sua atividade e o impacto no atendimento e assistência ao paciente”, afirma a gerente de Gente e Gestão, Nayara Rachid.

Segundo o gerente de Comissão e Seleção Emmanuel Correa, a visita foi fundamental para proporcioná-lo uma nova visão sobre a Unidade Hospitalar. “Há muito tempo tinha essa vontade de conhecer ‘mesmo’ a Unidade. Apesar de já ter ido bastante, nunca tinha ido em todos os setores, conhecido as UTI’s, as enfermarias clínica e cirúrgicas. Só as conhecia no papel. Então achei muito válido. E vendo de perto a estrutura que o IBGH, desde o início, ajudou a realizar, podemos verificar de perto a dimensão que é o HMAP. Uma estrutura fantástica que o faz ser um dos principais hospitais da região. E somos todos parte disso. Saber disso é sensacional”, disse o profissional.

Infraestrutura

O HMAP é uma unidade de alta complexidade e conta hoje com 236 leitos, sendo 110 leitos de UTI Adulta (80 exclusivos para o tratamento de pacientes com suspeita ou diagnosticado com Covid-19) e 10 leitos de UTI Pediátrica. É o maior hospital municipal do Estado.

Os números do HMAP impressionam, no último mês foram ofertadas cerca de 5.000 consultas de atendimento médico ambulatorial e realizados cerca de 57 mil exames.

Pular para o conteúdo