O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou nesta terça-feira, 15, uma ação educativa para os colaboradores da unidade sobre o uso de máscaras e a higienização das mãos. O objetivo é alertar sobre a importância dessas práticas.

A ação foi idealizada pelo departamento de qualidade e segurança do paciente em parceria com a equipe do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS). “Gravamos uma paródia e vestimos de palhaços da alegria para passar as orientações de forma lúdica”, explica Karla Ariene, coordenadora do departamento de qualidade e segurança do paciente.

Karla ressalta que a intenção é reforçar que a pandemia ainda não acabou. “É de extrema importância continuar utilizando as medidas preventivas como o uso da máscara de forma correta, e a higiene das mãos com frequência. Essas medidas ajudam na nossa proteção, na das pessoas que amamos, e dos nossos pacientes”, afirma a coordenadora.

Higienização das mãos

A higienização das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a Covid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos.

Uso de máscaras

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Apesar de sua eficácia, seu uso deve ser acompanhado de outras medidas de proteção como limpeza frequente das mãos e distanciamento físico de 2 metros de outras pessoas.

Pular para o conteúdo