Ação capacitou profissionais de diferentes setores para manusear os equipamentos de combate a princípio de incêndio

A preocupação com a segurança é constante no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), em consequência disso, a unidade realizou nos dias 24 e 25 um treinamento de brigada de incêndio para os seus colaboradores. A capacitação foi conduzida pelo engenheiro mecânico, técnico em segurança do trabalho e bombeiro civil, credenciado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO), Maurinei Soares dos Passos.

Os colaboradores receberam treinamentos em primeiros socorros, noções básicas sobre formas de propagação de incêndio, tipos e uso de extintores, tipos de combustível e cuidados gerais no momento do fogo. A aula, além de teórica, também foi prática, o que garante que o colaborador saiba o peso do extintor, o calor, o acionamento correto do gatilho da unidade extintora e as corretas decisões a serem tomadas, em caso de emergência.

De acordo com o instrutor, toda edificação precisa estar atenta aos riscos de incêndio e ter pessoas capacitadas para intervirem em momentos de emergência. “É de fundamental importância que as pessoas tenham o conhecimento básico para combater um princípio de incêndio, não só no ambiente de trabalho, mas para o dia a dia ou em qualquer lugar que seja necessário”, afirma.

Para o coordenador de suprimentos do HMAP, David Batista, o curso proporcionou o aperfeiçoamento da equipe e conhecimento do fluxo para ações preventivas. “Aprendemos coisas que não imaginávamos acontecer. Se usarmos o extintor errado, ao invés de resolver, alastra o fogo e prejudica ainda mais. O treinamento foi produtivo para todos os profissionais”, disse.

Segundo o técnico de segurança do HMAP, Renner Cássio, o treinamento ajuda a garantir que todos saibam o que fazer quando há propagação de fogo, em ambiente hospitalar. “Com a capacitação conseguimos garantir a segurança de pacientes e colegas de trabalho, além de manter a tranquilidade para a condução de eventualidades, de forma eficiente” concluiu.

Pular para o conteúdo