O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, realizou de 19 a 22 de outubro, a VI Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) 2020. A programação reuniu os colaboradores da unidade hospitalar em palestras sobre a saúde do trabalhador, saúde emocional entre outras, todas ministradas por profissionais de áreas específicas.

Na palestra de abertura foi abordado o tema Saúde do Trabalhador, que foi ministrada pelo psiquiatra Dr. Jairo Belém. De acordo com o médico, na palestra ele apresentou aos colaboradores a importância do trabalho. “O trabalho nos livra da miséria e do tédio. Essas duas mazelas afastadas de nossas vidas já dão a função laboral do ser humano um grande incremento na qualidade de vida. Existe ainda o aspecto da realização e evolução pessoal que alcançamos ao aprender novas habilidades e aplicar o que aprendemos em atividades a serviço dos nossos semelhantes. Trabalhar é, portanto, um ato que faz muito bem a quem pratica e se bem feito faz melhor ainda a quem recebe. Feliz de quem tem o seu trabalho e gosta de praticá-lo” explicou.

De acordo com a diretora de Humanização do HEELJ, Gisela Jayme, a SIPAT é um evento anual, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “A SIPAT tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho. Dessa forma, os funcionários passam a adotar uma postura consciente em relação às práticas seguras de trabalho”, afirmou.

Neste ano o evento também abordou o tema sobre o esgotamento profissional, mas conhecida como Síndrome de Burnout. O supervisor de enfermagem do, Jeff Sena, falou sobre o assunto. “A Síndrome de Burnout é um desgaste que prejudica tanto os aspectos físicos quanto os emocionais do profissional, levando a um esgotamento. Nós, colaboradores da área hospitalar, permanecemos durante muito tempo em regime de plantão, com inúmeras informações, tarefas e sempre mantendo o extremo cuidado com a vida do próximo. Isso impacta de forma negativa, fazendo com que esquecemos de nos cuidarmos, refletindo na produtividade e qualidade de serviço”, avaliou.

A semana foi encerrada com uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A ginecologista Julivana Pessoa abordou o tema com os colaboradores da Unidade. “É sempre importante trazer atualizações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis aos nossos colaboradores, pois eles acabam disseminando essas orientações com a família e amigos. Quando temos uma população orientada e com conhecimentos, garantimos nosso principal objetivo, que é a promoção e prevenção da saúde”, finalizou a médica.

Pular para o conteúdo