A ação visa proporcionar a quem está internado, uma alimentação que desperta memórias afetivas através de aromas e sabores. O método também alivia a saudade de casa.

Sirlei Ivone, de 56 anos, não conteve o sorriso ao ver a mesa posta com a comida que ela mais gosta: um delicioso bolo no pote. Na tarde da última quinta-feira, 13 de maio, a coordenação de humanização realizou o desejo da paciente, que está há mais de um mês internada no HMAP para tratamento de uma pancreatite. Para completar a experiência, o esposo da dona Sirlei também participou do momento. Além do bolo no pote, a equipe de nutrição do hospital preparou com muito carinho um lanche para os dois.

Segundo a coordenadora de nutrição do HMAP, Amanda Inácia de Oliveira, a atividade realizada faz parte de uma ação chamada de “comfort food”. “O intuito é proporcionar ao paciente uma alimentação que remete conforto, que desperta lembranças familiares através de aromas e sabores. Todos nós temos nosso próprio “comfort food”, aquele alimento que nos traz boas sensações, que nos faz sentir em casa”, explica.

Para a ação, antes foi necessário que a dona Sirlei passasse por uma avaliação do nutricionista e do médico que a acompanha. Após a liberação, foi definido o local onde ela seria servida. “Para proporcionar esses momentos aos pacientes é necessário envolvimento de parte da equipe multiprofissional. O paciente pode receber sua alimentação especial tanto a beira leito como com um piquenique no jardim. A forma com que a ação será realizada vai depender da condição clínica e do desejo do paciente”, afirma a coordenadora.

Pular para o conteúdo