Os pacientes do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO) foram agraciados com kit bucal contendo escova de dente, creme dental e fio dental. A ação foi em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal e visou levar conscientização entre o estado da saúde bucal e a saúde em geral.

Nos pacientes hospitalizados, essa relação assume um papel de suma importância, pois o indivíduo encontra-se fragilizado e, muitas vezes, é incapaz de realizar sua própria higiene bucal de forma adequada. A falta de cuidado bucal pode desencadear, inclusive, câncer bucal que é um tipo de câncer de alta incidência, sobretudo em homens acima de 40 anos.

Uma saúde bucal adequada pode melhorar a resposta do paciente ao tratamento médico. Segundo Roberta Cardoso, responsável pela qualidade do HURSO, a ação foi uma forma de apoiar essa prática dentro da unidade. “Preparamos esse kit com todo carinho para que os nossos pacientes entendam a importância do cuidado bucal dentro e fora do ambiente hospitalar”, finalizou.

Pular para o conteúdo