Os acidentes de trânsito representam uma das maiores causas de morte e invalidez no Brasil. Seja em capitais ou no interior, famílias inteiras são afetadas, direta ou indiretamente, pela imprudência ao volante, desrespeito às leis de trânsito e estradas malconservadas.

Para tentar conscientizar a população sobre essa tragédia nacional, a campanha Maio Amarelo 2019 traz o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida” com foco em ações e difusão de conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

A campanha foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e sugerida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. As ações buscam motivar atitudes seguras no trânsito como não dirigir depois de beber e não desrespeitar os limites de velocidade.

Em Goiás, as unidades geridas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) abraçaram a causa e alertam a população sobre o assunto.

Números de Goiás

Em Goiás, as mortes por acidente de trânsito caíram 8,36% entre os meses de janeiro a abril de 2018, em relação ao mesmo período de 2017. Foram 303 vítimas em 2018, contra 335 em 2017. Em Goiânia, 70% dos óbitos em acidentes são de motociclistas.

Conforme o Data SUS, as ações de fiscalização, como as blitzen noturnas e os radares, e as de educação no trânsito, têm conseguido frear o aumento das mortes nas ruas e estradas do Brasil. Em 2017, os óbitos no trânsito totalizaram 1.631. Em 2016, foram 1745; em 2015, 1864; e 2110 óbitos em 2014.

Unidades administradas

Conforme o painel de dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO), a maior parte dos casos aconteceu no período entre sexta-feira e domingo. Aparecida de Goiânia, cidade onde o IBGH administra o Hospital Municipal (HMAP), figura com 14,3% do total de óbitos no estado.

O Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA) recebe, com frequência, vítimas de acidentes de trânsito, muitas delas da BR-153, que corta a cidade. Somente entre os dias 16 de outubro e 31 de dezembro, a unidade atendeu 36 vítimas de trânsito. Em 2019, foram 42 vítimas até o dia 23 de abril. Somente em 2016, 90 pessoas morreram em acidentes na BR-153 em Goiás. Os dados são do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Por sua vez, o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) realizou 316 internações no mês de março. Deste total, cerca de 10% foram por acidentes de trânsito. A média de internação é de 8 dias.

Pular para o conteúdo