O mês de novembro levanta um tema importante, mas que não costuma ser pauta no dia-a-dia e rodas de conversa dos homens: o câncer de próstata. Com o intuito de fortalecer a campanha Novembro Azul e desmistificar os cuidados com a saúde do homem, a Comissão  Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou dentro da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) uma palestra sobre a temática.

Conduzida pelo urologista Júlio Resplandes, a apresentação tratou sobre o papel do urologista, a realização do exame de toque retal, os tipos de tumor, além de sintomas, opções de tratamento para o câncer de próstata e demais doenças que podem acometer a saúde do homem.

De acordo com a presidente da CIPA do HMAP, Kátia Oliveira Nunes, o autocuidado, tanto do homem quanto da mulher, é fundamental para prevenir doenças crônicas e degenerativas. “Agregamos o novembro azul dentro da III SIPAT para falarmos sobre a saúde do homem, que em muitos casos, retarda a visita ao médico e a realização de exames periódicos importantes. É algo cultural, que precisamos combater”, explica.

O cuidado com a saúde é um fator fundamental para a descoberta precoce de doenças graves. “É importante manter as consultas e exames de rotina sempre em dia. Muitos deixam de buscar atendimento apenas quando os sintomas já estão presentes e a doença em estágio avançado”, afirma Kátia.

Pular para o conteúdo