Passar um tempo hospitalizado é desafiador para todo paciente, principalmente para as crianças. A pequena Maria Valentina Silvestre, de 6 anos, vivencia essa experiência no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), e para tornar a internação menos dolorosa, uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) presenteou a garota com uma boneca.

Lua, como foi batizada por Maria Valentina, foi uma doação da enfermeira Janaynna Moreira com o intuito de ajudar no tratamento. “A Valentina estava muito triste e assustada, tinha medo de tudo. O presente foi para criar um elo a mais a fim de que a relação de confiança fosse estabelecida. Quando a criança se sente amada e querida, passa a colaborar com a equipe”, explica a profissional.

A enfermeira revela que a paciente estava resistente ao tratamento. “Ela não queria colocar o cateter nasal, então decidi dividir o incômodo e colocar também na boneca. Foi uma forma de estímulo ‘mamãe e filhinha’ juntas em tratamento na unidade”, afirma.

A paciente está internada no HMAP desde o dia 15 de maio para tratamento de uma cetoacidose diabética. Maria Valentina precisou ser encaminhada para UTI e ficou intubada por um dia. Durante todo período de internação, ela está acompanhada dos pais.

Após a criança ser presenteada, a equipe de fisioterapia também passou a utilizar o brinquedo no tratamento. “Com a boneca estimulamos o fortalecimento muscular e respiratório da Valentina, proporcionando um ambiente hospitalar agradável e seguro. Com essas atividades lúdicas, ganhamos confiança da criança para atividades que seriam outrora dolorosas”, revela o fisioterapeuta Arthur Antunes.

A família da Valentina ficou emocionada com o presente e todo acolhimento, e cuidado humanizado que a criança recebe no HMAP. “A equipe é muito atenciosa com a minha filha. Eles têm feito o melhor possível para deixar a Maria Valentina confortável. Ver como eles tratam a minha filha é gratificante”.

Pular para o conteúdo