O hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) tem como marca registrada o atendimento humanizado que envolve todos os setores da unidade de saúde, incluindo o jardim. As práticas realizadas no hospital buscam dar dignidade aos cuidados realizados aos pacientes valorizando o aspecto humano do atendimento.

A unidade de saúde conta ainda com um jardim que vai além um local visualmente agradável, com flores e verde, mas que auxilia os pacientes que estão em tratamento médico. Os jardins sempre foram um espaço de bálsamo para a alma. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores.

A ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos. No HMAP os pacientes utilizam dessa terapia e sempre que possível passam um tempo no jardim da unidade.

Humanização até no jardim

De acordo com a gerente de enfermagem do HMAP, Josyane Delgado, o hospital prioriza a qualidade do atendimento ao paciente e entende que o contato com o meio ambiente reflete na recuperação psicológica e física. “Os pacientes que têm condições físicas descem para o jardim acompanhados por um enfermeiro ou fisioterapeuta. O fato do paciente poder contemplar a natureza e não ficar só preso dentro do quarto do hospital se estende para questão física, ele tem uma recuperação mais acelerada e pode ter um contato mais próximo com os familiares no horário da visita”, explicou.

Para a paciente Marcilene Ferreira, que está internada há cinco dias, a possibilidade de sair do quarto do hospital e estar em contato com a natureza é muito bom e ajuda na recuperação. “Aqui no HMAP o tratamento é ótimo, nós somos bem atendidos por todos os colaboradores, eles são bem atenciosos. Além de um tratamento de qualidade, nós podemos sair do quarto e contemplar o jardim do hospital”, avaliou.

Pular para o conteúdo