O laboratório de análises clínicas e anatomia patológica do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO), em Santa Helena, unidade do Governo do Estado de Goiás, recebeu em seu primeiro ano de participação no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), a chancela de excelência. A certificação ocorreu após o laboratório atingir média maior que 90% na avaliação do Controle Externo da Qualidade (CEQ) do órgão, ferramenta importante para a garantia da qualidade das análises laboratoriais, auxiliando o laboratório a avaliar a eficiência da fase analítica de seus processos.

O PNCQ é o maior programa de validação de testes do país, atuando ainda em diversas associações científicas internacionais. Ele também é produtor de amostras-controle para Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue e organizações in vitro e alimentos que auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade destas empresas, colocando à sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do laboratório clínico.

De acordo com o coordenador de laboratório do HURSO, Valci Sousa, a unidade começou a participar do programa em outubro de 2019, e receber essa certificação já no primeiro ano só ressalta a seriedade com que todos os processos são tratados. “Estamos muito satisfeitos em receber esse selo que vem para validar o trabalho que é desenvolvido aqui, sempre primado pela qualidade, o que faz com que o mérito seja de toda a equipe”, completou o gestor.

“É muito importante recebermos o certificado de excelência do CNPQ, pois reforça ainda mais o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança definidos pela certificação ONA, que oficializa os padrões de seguridade que entregamos aos nossos pacientes”, relatou o diretor-administrativo do HURSO, Heleno Gomes. Ele destaca ainda que para melhor atender os usuários, o laboratório da unidade passou por uma revitalização com troca de todos os equipamentos.

Sobre a ONA

Em fevereiro de 2020 o HURSO conquistou o certificado de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), se tornando reconhecidamente referência em segurança do paciente. O certificado ONA 1 atesta que o hospital cumpre ou supera 80% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização. ONA é a mais respeitada entidade que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde do Brasil em acordo com a metodologia reconhecida pela ISQua, International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

HURSO

Com instalações em Santa Helena de Goiás, o HURSO é gerido em coparticipação entre a organização social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), e a SES-GO. Especializado em traumas de alta complexidade, é referência para todo o Estado, com atendimento a 27 municípios do Sudoeste Goiano.

Pular para o conteúdo