Num período de 15 dias, o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, concedeu alta médica para 18 pacientes recuperados da Covid-19. Desses, 9 pacientes precisaram passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apenas 3 foram submetidos à intubação.

Nos corredores do Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, a esperança abriu caminho para quem estava em tratamento contra a Covid-19, na segunda metade do mês de junho. Ao som de aplausos e com muita emoção, 18 pacientes receberam a tão sonhada alta humanizada. Cada um desses pacientes, vivenciou uma história de luta e superação na unidade. No total, o Centro figura 30 altas humanizadas no mês de junho.

Entre os recuperados da doença, alguns casos se destacaram pelo delicado quadro clínico dos pacientes. Um desses casos é o do paciente Adriano Almeida Costa, 32 anos. Ele deu entrada na unidade no dia 17 de maio, logo foi encaminhado para a UTI, onde ficou durante 23 dias. Nesse período, ele precisou, ainda, passar pelo processo de intubação. Constatada a melhora em seu quadro clínico, o paciente recebeu alta no dia 16 de junho. Muito emocionado, Adriano aproveitou para agradecer a equipe do Centro, no momento de sua alta. “Muito obrigado pelo cuidado que tiveram comigo todos esses dias que estive aqui, agradeço a cada um que cuidou de mim. Que Deus possa proteger o caminho de cada um”, disse Adriano, em tom de gratidão.

Outro paciente que precisou passar por um processo delicado de internação, foi o paciente Manoel Orlandez da Silva Menezes, 66 anos, aposentado. Manoel sempre chamou a atenção da equipe multidisciplinar pela vontade em vencer a Covid-19, mesmo apresentando um quadro clínico bastante grave: ele precisou ficar 23 dias na UTI, local onde ficou entubado durante 13 dias. Mesmo apresentando sintomas graves da doença, através do tratamento recebido na unidade, o aposentado pôde se ver livre do vírus. No momento de sua alta, o paciente foi recebido pelos seus filhos, que fizeram questão de agradecer a todos que trabalham no centro. “Nós, filhos do Senhor Manoel Orlandez da Silva, assim como ele, agradecemos a toda a equipe do Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá pelo total apoio e comprometimento com a recuperação da saúde do nosso pai”, conclui.

Tiveram também, pessoas que passaram pouco tempo em internação. João Batista da Silva, 63 anos, por exemplo, ficou internado durante apenas 3 dias. No momento de sua alta, João aproveitou para mandar um abraço para toda equipe multidisciplinar do Centro. “Agradeço a todos vocês pelo atendimento excelente. Que Deus abençoe todos com muita saúde! Para os homens deixo meu abraço, para as mulheres um beijo no coração. Muito Obrigado”, disse. Além dele, outros pacientes ficaram apenas um curto período para tratamento. Foi o caso do João Evangelista, 59, da Selma do Nascimento, 59, e do Marivaldo Santos Coutinho, 47, estes ficaram internados durante apenas 5 dias.

Unidade remodelada para enfrentamento da Covid-19

A Precedente Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Macapá, foi remodelada, em uma ação do governo do Amapá para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, para se tornar o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, que hoje atende apenas pacientes acometidos pela Covid-19. Durante os 3 meses de enfrentamento à pandemia, o Centro concedeu alta médica para 63 pacientes recuperados da doença.

Pular para o conteúdo