A ação tem o intuito de proporcionar bem-estar, preservar a integridade física dos funcionários e alertar sobre as vantagens de agir preventivamente. Além de oferecer um momento de relaxamento em contato com o ar livre e o colorido do jardim.

Movimente-se! Esta foi a palavra de incentivo destinada aos colaboradores do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) ontem, quarta-feira, 7, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. Os profissionais da unidade, que há mais de um ano atuam na linha de frente contra a Covid-19, por alguns minutos se afastaram das funções e puderam se exercitar no jardim da unidade.

A ação, idealizada pela gerência multiprofissional da unidade em parceria com a coordenação de Humanização, tem o intuito de proporcionar bem-estar, preservar a integridade física dos funcionários e alertar sobre as vantagens de agir preventivamente. “Em alusão ao Dia mundial da Saúde, escolhemos o jardim para realizar a ginástica laboral com a finalidade de sair das salas e corredores fechados e com isto oferecer além da atividade física um momento de relaxamento em contato com o ar livre e o colorido do jardim”, explica a gerente multiprofissional do HMAP, Eliene Rosa.

Segundo a profissional, a adoção de hábitos saudáveis traz consequências nas diversas dimensões da saúde e não apenas na saúde física. “Investimentos em prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho têm resultados diretos na satisfação do colaborador e no seu bem-estar, além dos benefícios em relação à minimização de dores e prevenção de doenças ocupacionais”, disse.

Eliene ressalta que o ambiente de trabalho nos hospitais exige flexibilidade dos colaboradores para a execução de diferentes tarefas no dia a dia. “O nosso trabalho é de alto grau de responsabilidade, e acaba resultando no desgaste físico e alta incidência de estresse nos profissionais que atuam em variados setores”, afirma.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Uma forma bastante eficaz de melhorar o desempenho e bem-estar dos colaboradores, separando uma parte do dia, para fazer exercícios físicos de baixíssimo impacto para melhorar seu desempenho e qualidade de vida.

As práticas são realizadas durante o expediente, duram cerca de 10 minutos e seguem os protocolos de segurança durante pandemia do novo coronavírus. Para praticar não é necessária nenhuma roupa especial. Os exercícios são, basicamente, alongamento, fortalecimento muscular, conscientização corporal, correção postural, exercícios respiratórios, e relaxamento.

Skip to content