O atendimento humanizado está ligado à capacidade organizacional da entidade de saúde em entender as necessidades individuais dos pacientes. Um dos pilares do atendimento humanizado é o acolhimento, quando o paciente se sente acolhido, a probabilidade de que ele retorne ou que ele faça a sua recomendação é maior.

Se pensarmos no próprio significado de humanização, ele vai além de acolhimento, ele abraça, também, o conceito de respeito, civilidade e tratamento digno. Muitos são os desafios a enfrentar em uma gestão de excelência que preza pela humanização na saúde. O padrão de acolhimento ao paciente é um destes desafios. A postura e a prática nas ações de atenção e atendimento, bem como na gestão das entidades da área da saúde, promove a construção de uma relação de confiança e compromisso mútuos, sedimentando uma cultura de solidariedade e criando referência em excelência.

É importante ressaltar que o atendimento humanizado é formador do próprio conceito de saúde. Segundo a OMS, a saúde significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Promover o acesso ao atendimento e tratamento humanizados garante ao paciente que suas várias demandas sejam atendidas, uma vez que ele é tratado como todo, um sujeito por inteiro. Além disso, a humanização hospitalar também considera tanto o profissional de saúde, bem como do corpo técnico; por isso, podemos dizer que a humanização pode colaborar para uma melhora nas condições de trabalho.

Se a nossa missão é realizar uma gestão eficiente e transparente de unidades da área de saúde, a nossa vocação e DNA é o atendimento humanizado. São fatores que fazem parte de um conjunto de várias ações que visam uma gestão de excelência. Por esse motivo, a Comissão de Humanização é uma de nossas prioridades – as realizações de suas ações fazem parte da rotina das unidades de saúde que gerimos.

Temos orgulho de nossa trajetória e muita esperança no futuro – é isso que nos torna o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH.

Pular para o conteúdo