Alessandra Fontes é a nova gerente de compras do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). Com dez anos de formação na área da saúde, a mais recente colaboradora tem experiência em assistência e gestão na saúde pública e privada. Alessandra entra para a equipe com o objetivo de implementar mudanças no modelo de sistema de compras de materiais e insumos hospitalares para todas as unidades gerenciadas pelo IBGH.

Sua expectativa é otimizar os processos que envolvem essas aquisições, entendendo a peculiaridade de cada unidade administrada pelo IBGH, como forma de reduzir o tempo para a entrega e conseguir melhores preços em cada compra. “Vamos ainda aprofundar a padronização desses processos em todas as unidades, preconizando as diretrizes da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás”, explica Alessandra.

Em Goiás, o IBGH é responsável pelos hospitais estaduais de Pirenópolis (HEELJ), Jaraguá (HEJA), do Sudoeste Goiano (HURSO), em Santa Helena, além do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).

Modelo centralizado

Com maior controle de tudo o que se compra nas unidades, os processos passarão a ser mais centralizados, unificando a parte descritiva das contas. A equipe possui compradores responsáveis para cada Hospital, em contato direto com os coordenadores de suprimentos de cada uma dessas unidades. “Isso nos dá a capacidade de negociar pedidos maiores e, consequentemente, preços menores. Essa economia nos possibilitará aplicar esses recursos em outras demandas para o atendimento à população”, diz a nova gerente de compras.

No dia 29 de abril, representantes das unidades hospitalares administradas pelo Instituto participaram da apresentação do novo modelo de compras. Para Alessandra, tudo tem sido pensado e escolhido com muito critério. “Todos da equipe têm a nossa confiança, assim como nossos compradores, que mantêm os processos no prazo e o atendimento funcionando normalmente. Nosso objetivo é esse: economia para gerar melhoria”, enfatiza.

Pular para o conteúdo