Rápido atendimento da equipe clínica ajudou a diminuir o risco de danos ao coração

No ambiente hospitalar, o termo médico usado para ataque do coração é Infarto do Miocárdio, doença isquêmica do coração. Popularmente, o termo mais usado é Infarto. O coração não para de trabalhar um segundo e, em uma pessoa normal, ele pode chegar a bombear até 20 litros de sangue por minuto pois precisa suprir as necessidades do corpo.

Acontece que, ao longo da vida, caso a pessoa perda parte dessa musculatura, como em um Infarto, o coração continuará suprindo essa necessidade do organismo, porém em uma situação onde exija maior demanda de oxigênio, como uma forte emoção ou prática de atividade física, por exemplo, o coração não vai conseguir funcionar muito bem porque terá perdido sua “reserva” –  o que pode gerar um cansaço excessivo ou até mesmo uma parada cardíaca.

Reginaldo Picanço, 60 anos, deu entrada na UPA Zona Sul com fortes dores no peito, sudorese intensa e desconforto respiratório. Após uma rápida avaliação da equipe clínica da Unidade, foi constatado que se tratava de início de infarto. Camila Neiva, médica plantonista que atendeu Reginaldo, realizou todos os procedimentos necessários para a recuperação do paciente.

“Reginaldo deu entrada na unidade em estado grave e percebemos que se tratava de algo sério. Rapidamente o encaminhamos para Sala Vermelha. O paciente não falava o que estava sentindo e isso deixava sua esposa ainda mais apreensiva. Após todos os procedimentos realizados, ele foi encaminhado para outro Hospital e assim, finalizar seu tratamento”, comentou.

Dias depois, Reginaldo e sua esposa retornaram à UPA Zona Sul. Mas dessa vez para agradecer o atendimento recebido. O paciente distribuiu chocolate para todos os profissionais que estavam na Unidade de saúde. “Nossa maior recompensa é saber que demos nosso melhor e que hoje e ele está bem. Gratidão pela vida do Sr. Reginaldo e pela equipe da UPA Zona Sul”, finalizou Camila.

Pular para o conteúdo