Os pacientes internados no Hospital Municipal de Aparecida – Íris Rezende Machado (HMAP), gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), receberam nesta quinta-feira, 24, uma dose extra de cuidado e atenção. Eles receberam a visita de cinco cães terapeutas. Hiena, Sirius, Layka, Sansão e Lord percorreram as enfermarias e UTIs da unidade levando alegria e amor a pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A ação, que tem o intuito de promover bem-estar físico e emocional aos pacientes, foi idealizada pela coordenação de humanização do HMAP. “As visitas são consideradas terapias. O contato com os animais é capaz de reduzir a ansiedade e interferir positivamente no tratamento. O hospital ganha uma cara mais descontraída e os pacientes se sentem mais acolhidos”, explica a coordenadora de humanização, Núbia Rodrigues.

De acordo com a voluntária e tutora do Lord, Morgana Gomes, a Terapia Assistida por Cães – Go descontrai o clima do ambiente hospitalar, melhorar as relações interpessoais, facilita a comunicação dos pacientes com a equipe de saúde, proporciona benefícios emocionais e espirituais aos pacientes. Além disso, melhora a adesão ao tratamento, aumenta a autoestima, a afetividade, a responsabilidade, a adesão a horários e rotinas, reduz a ansiedade e a solidão.

Segundo a tutora da cadela Layka, Cleres Bisol, quando os cães chegam no hospital eles proporcionam leveza ao ambiente e sensação de bem-estar, o tratamento fica menos dolorido. “Os benefícios da terapia começam antes mesmo da visita, pois só de saber que os animais estarão na unidade, o astral de todos no ambiente muda”, afirma.

Os voluntários ressaltam que os cães passam por uma rigorosa triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas. “Eles são submetidos previamente a uma avaliação veterinária periódica e comportamental. Os pets estão com vermífugos e os cartões de vacina em dias e tomaram um banho reforçado no dia da visita. Esse controle garante que a segurança dos pacientes seja mantida”, revela Cleres.

 

Pular para o conteúdo