Na última semana, nos dias 17 e 18 de junho, dois pacientes internados no Centro Covid-19 da Zona Norte de Macapá receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob muita festa e dança da equipe de médicos e enfermeiros. A servidora pública, Selma do Nascimento Viegas, 59 anos e o autônomo, Gabriel Lima de Alencar, 27 anos, foram os pacientes que protagonizaram esses momentos emocionantes. Após receberem alta da UTI, seguiram para um hospital diferente para darem continuidade ao tratamento. Selma foi encaminhada para o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá e Gabriel Lima foi levado para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Seguindo o protocolo de promover um atendimento humanizado a todos que são atendidos no Centro, as equipes do Centro Covid-19 da Zona Norte, resolveram propor essa atividade lúdica no momento da alta, ação essa, que já fazem desde que a precedente Maternidade da Zona Norte de Macapá se reestruturou para atender exclusivamente pacientes vítimas da Covid-19.

Os dois pacientes chegaram na unidade conscientes, porém, ambos apresentaram dificuldades respiratórias e, por esse motivo, foram encaminhados diretamente para a UTI. A servidora pública ficou internada durante 10 dias. Já o autônomo precisou ficar mais tempo na UTI; 16 dias. Mesmo apresentando falta de ar, nenhum dos deles precisaram ser entubados.

Pular para o conteúdo