No dia 11 de junho, sexta-feira, os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva 2 (UTI-02) do Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, tiveram uma surpresa ao receberem o almoço, oferecido pela equipe de nutrição do centro. Além da dieta específica para cada um, todos os internados ganharam de sobremesa, um copo de açaí. O fruto típico da região e muito consumido pelos amapaenses, pôde ser saboreado por aqueles que estavam em tratamento contra a Covid-19.

Todos os pacientes que estão internados, seguem uma dieta rigorosa. Nesse sentido, alimentos que costumam ser consumidos por eles no dia-a-dia, acabam não sendo permitidos nesta dieta. A ação de “Comfort Food” surge para despertar, através do alimento, lembranças afetivas no paciente e, consequentemente, melhorar seu humor, o que, por fim, reflete em seu tratamento de modo positivo. A paciente Silmara, é uma das pessoas que receberam o açaí. Segundo ela, saborear o fruto remete aos seus momentos de lazer em casa, com seus parentes. “Adorei a sobremesa, me senti em casa tomando açaí. Muito obrigada pelo presente”, agradece.

O nutricionista Maurício Castro, diz que a ação de “Comfort Food” reflete o carinho e o cuidado que cada paciente internado recebe. “Cuidar da alimentação do paciente é demonstrar através das refeições todo nosso afeto, amor e carinho por ele, e essas ações familiarizam os pacientes e tornam o âmbito hospitalar mais agradável. Nutrir é o amor em forma de alimento”, afirma o nutricionista.

Pular para o conteúdo